domingo, 11 de dezembro de 2016

Aquele que esta em pé olhe para que não caia!


Aquele que esta em pé olhe para que não caia!
Aquele que esta em pé olhe para que não caia!
Aquele que esta em pé olhe para que não caia!
Não existe nada de pior no ser humano quando deixa de ver as qualidades de seu próximo, dando um lugar maior em seu olhar para as imperfeições alheia .
Isso sempre acontece quando nos colocamos em um patamar superior de caráter, e não olhamos para dentro de nós mesmo e não reconhecemos que podemos ser igual ou até pior para quem estamos olhando, que geralmente é uma pessoa que errou ou esta caída precisando de ajuda e não de criticas, precisando de amor e não de ser repugnado, precisando de perdão, de uma nova chance. Isso acontece muito também no meio Cristão, para infelicidade de muitos que se diz estar em pé olhando para o lado errado, mas caído para dentro de si mesmo em uma carência de crescimento e discernimento espiritual.
*1Co 10:12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia.
Nada pior do que julgar estar em Pé caído, Jesus nos mostrou isso quando dois homens entraram no templo para orar, um fariseu e um  publicano.
“Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: ” Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ” Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado” (Lc 18.9-14)”.
O fariseu estando em “PÉ” não orava se justificava e apresentava a Deus seu currículo:
E você tem apresentado o que para Deus?
Deus conhece o seu coração!
Muitas vezes quando buscamos a nossa própria justiça nos atropelos dos outros somos reprovado por Deus, se você é daqueles que confia em si mesmo e gosta de se orgulhar  em sua conduta ritualista, cuidado!
Deus sempre procura os fiéis da terra, sempre esta em busca daqueles que o adore em espírito e verdade.
Uma coisa é certa: A presunção, o fato de se considerar melhor que os outros, porque se sabe quão maus eles são, faz parte do jeito dos fariseus, nessa parábola, o fariseu conhecia muito bem a maldade das outras pessoas, especialmente deste publicano. Mas se estivermos conscientes da nossa imperfeição no momento em que orarmos a Deus, então, como Jesus disse, voltaremos “justificados” para nossa casa. “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”(Mt 23.12).
Graça e paz sejam com todos!
Autor: Roberto Falbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário