sexta-feira, 31 de maio de 2013

REAVIVAMENTO E REFORMA NA RELIGIÃO DA FAMÍLIA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Josué 24:14-15
Em determinada cidade da Califórnia, uma professora da sexta série, de uma escola de classe média alta, ficou espantada com os resultados da redação que pedira aos alunos. O título era: “Eu gostaria...”
A professora imaginava que os meninos e meninas expressassem seus desejos de ganhar bicicletas, animais de estimação, videogames e viagens ao litoral. Mas, em vez disso, vinte dentre os trinta alunos, escreveram composições referindo-se às suas próprias famílias em desintegração. Algumas das frases escritas foram as seguintes:
  •  “Eu gostaria que meus pais não brigassem, e quero que meu pai volte.”
  •  “Eu gostaria que minha mãe não tivesse um namorado.”
  •  “Gostaria de tirar boas notas, para que meu pai goste de mim.”
  •  “Gostaria de ter um pai e uma mãe, para que os outros meninos não caçoassem de mim. Tenho três mães e três pais e isso estraga toda a minha vida.”
  •  “Gostaria de ter um revólver para atirar nos que dão risada de mim”.
É preciso haver urgentemente uma reavaliação do lar e lutar por um reavivamento e reforma na religião da família!

I.  A RELIGIÃO NO LAR EXIGE RENÚNCIA PARA SER BÍBLICA E TRANSFORMAR O CARÁTER – Josué 24:14

A religião falsa ou mesmo a falsificação da religião verdadeira não molda o caráter e nem traz paz e harmonia à família moderna. Então,
1. A família deve rever e rejeitar as tradições, formalidades e rituais que não condizem com ensinos bíblicos.
2. A família precisa de um líder que esteja disposto a um reavivamento e reforma dentro do lar com a coragem e a ousadia de Josué até mesmo diante da pressão de um povo indeciso.
3. A família é o lugar onde Deus deve ter prioridade e Seu lugar no centro da mesma deve ser reclamado ainda que para isso tenha de renunciar falsas crenças, superstições e doutrinas erradas.

II. A RELIGIÃO NO LAR REQUER DECISÃO PARA ESCOLHAR A VONTADE DE DEUS PARA A FAMÍLIA – Josué 24:14-15

A religião verdadeira vai além de meras práticas externas, tem a ver com a inclinação do coração para ouvir a Deus e assumir um compromisso sério e íntimo com Ele e Sua Palavra. Por isso, saiba que...
1. A indecisão impede as pessoas agirem em conformidade com o plano de Deus.
2. A indecisão é a arma de Satanás para preservar os pecadores no erro e distantes de Deus de do estudo de Sua Palavra com a família.
3. A indecisão deve ser vencida pela escolha sábia de um dos membros da família, especialmente o pai como fez Josué publicamente.

III. A RELIGIÃO VERDADEIRA NASCE NO LAR POR MEIO DE UMA AÇÃO DETERMINADA DE SEGUIR AO SENHOR COM TODA A FAMÍLIA – Josué 24:15

Sem determinação ninguém chega em lugar algum, a ação é determinante no processo de restauração da família. No entanto,
1. A decisão de servir ao Senhor com a família precisa ser acompanhada de uma ação determinante como foi exemplificada por Josué.
2. A decisão de servir a Deus parte de uma compreensão real do que Ele deseja para a tua família e promover atitudes que antes não existiam no lar.
3. A decisão de servir a Cristo dentro do lar só terá algum valor se for acompanhada de atitudes nobres e cristãs, perseverança na busca dos princípios bíblicos e consagração diária ao Espírito Santo por meio de todos os membros da família.

CONCLUSÃO:

1. A religião na vida familiar pode não passar de mera tradição passada de pai para filho. Você precisa saber que o bem de sua família passa por escolhas sábias!
2. A religião na vida familiar pode ser falsa ou verdadeira de acordo com Josué. A pior coisa é viver uma religião falsa ou não ter nenhuma religião, mas você escolhe o que quer!
3. A religião verdadeira na vida familiar requer renúncia, decisão e ação determinada. Só você tem esse poder de escolher o que quer para o futuro de tua família!

APELO: Se o Espírito Santo falou ao teu coração por esta mensagem, então,

1. Sirva a Deus com toda a tua família ao adorá-lo de manhã cedo no culto familiar.
2. Sirva ao Senhor com toda a família praticando a religião verdadeira durante o dia todo.
3. Serva ao teu Deus como a tua família agradecendo-O no final do dia por tudo o que Ele fez!
 
Pr. Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário